terça-feira, 22 de maio de 2012

00. Bem vindo!


Com objetivo de ajudar quem está iniciando no Aikidō (e a mim mesmo), resolvi criar este blog. Portanto, servirá tão somente para tirar as dúvidas teóricas que os principiantes - tais como eu - têm a respeito das técnicas do Aikidō e dúvidas referentes ao idioma japonês utilizado na prática desta arte.
Colocadas as coisas desta forma bastante simples, basta apenas lembrar onde os treinos (práticos) são feitos:
Rua de Cabo Verde - (Clube de Jūdō de Portimão, junto às piscinas municipais) Portimão -  Portugal.
Horário: 2ª e 4ª feira - das 19:15 às 20:45.
--------------------------------------------------------------------------------------
Afinal... "O que é o Aikidō?"

Em primeiro lugar vou colocar uma definição que se encontra num dicionário Japonês normal:

あいきどう【合気道】古流柔術の流れをくむ関節を利用した投げとおさえのわざ。
"Aikidō  -  é uma vertente, influenciada pelos Koryū ("estilos antigos"), de Jū-jutsu com técnicas que utilizam as articulações para projetar ou controlar."

実用辞典・集英社 - ISBN4-08-400023-X C0581 P820E
"Dicionário Prático"  da Editora Shueisha, página 1

Agora vou colocar a minha interpretação de Aikidō.


Traduzindo literalmente os ideogramas, a palavra Aikidō significa:

Ai - "Harmonia, unidade, equilíbrio".
Ki - "Espírito, Energia (vital)".
Dō - "Via, Caminho".

Como "ideogramas" são «grafia de ideias» e as ideias variam de pessoa para pessoa, com base nas ideias acima indicadas, cada um pode chegar a uma tradução pessoal plausível.
Não querendo entrar neste momento em vias demasiado profundas, poderia responder à pergunta "O que é o Aikidō?" de acordo com o que TODOS respondem quando têm de falar sobre as artes marciais que praticam, isto é, lançar um monte de "atrativos" a fim de de comprovar que o Aikidō "é o melhor" e assim justificar a sua prática...
Mas, prefiro dizer o que eu penso sobre esta arte e os motivos que me fazem pensar desta maneira, porque sendo cinto preto de Karate e de Jūdō, eu sei sobre o que estou a falar e posso fundamentar as minhas respostas sem ter de "inventar definições ou explicações místicas" para expor as minhas ideias.
Assim, o Aikidō é uma arte marcial «japonesa» que NÃO é melhor nem pior do que qualquer outra Arte Marcial, mas - diferente das demais - NÃO visa responder à força com o uso de mais força ou violência com mais violência. 
O Aikidō utiliza um conjunto de torções às articulações e projeções a fim de controlar um adversário. As técnicas do Aikidō não necessitam de qualquer "força extraordinária" para a sua execução... portanto, são técnicas utilizáveis por qualquer pessoa com as mais variadas idades e constituições físicas.
O Aikidō também NÃO utiliza socos, chutes ou tem competição! Àqueles que desejam "resultados imediatos", "pancadaria desmedida", "arrumar um gajo à primeira"... (in)felizmente o Aikidō NÃO é assim!
A função principal do Aikidō é fornecer um sistema de defesa pessoal "simples", inteligente e eficiente, sem "milagres" ou "falsas promessas"... só isso!
Se achas que um sistema de defesa pessoal mais calmo e "suave" ou um momento para abandonar o lado mais "sedentário" da vida cotidiana é o que precisas, aparece num Dōjō de Aikidō e verifica...

Só há um jeito de saber!

Portimão, 22 de Maio de 2012.
Joséverson Goulart
2º Dan Karate Gōjū-Kai
1º Dan Jūdō e...
Faixa/Cinto Branco de Aikidō! (^_^)
--------------------------------------------------------------------------------------
*** Nota importante 1! *** (22/Maio/2012.)
Se houver necessidade (e há) de escrever palavras japonesas usando as letras do nosso alfabeto, esta transcrição fonética será feita utilizando o sistema oficial de romanização chamado Hepburn.
Não sabe o que é isso?! Para maiores detalhes, refira-se à Internet, pois lá está tudo a respeito deste sistema!
--------------------------------------------------------------------------------------

*** Nota importante 2! *** (24/Agosto/ 2012.)
Como tem havido algumas pessoas a se sentirem "ofendidas" com a minha forma "bruta" de expressão (^_^), resolvi desvincular o meu Blog do Clube de Aikidō de Portimão, porque o meu blog expressa apenas a minha opinião pessoal e não reflete - de forma alguma -  as ideias do Clube ou dos instrutores em si. 
A este respeito, o que eu tenho a dizer é: continuo a achar bastante curioso as pessoas insistirem em perder tempo a debater o uso de palavras "mais (ou menos) bonitinhas" como se fosse a pedra basilar a respeito do âmago da transmissão da informação marcial, se a palavra "errado" é ou não pior do que a palavra "incorreto" (^_^), e deixam de lado (convenientemente?) assuntos que realmente deveriam ser seriamente debatidos e aprofundados... 
Caras senhoras e senhores: tenho uma péssima notícia para dar: eu sou assim! (^_^)
Se o meu Blog for útil para si, apesar da minha forma "bruta" de ser, apesar das minhas palavras "rudes", ótimo! Se o meu Blog NÃO for útil para si ou se não gostar do meu modo de expressão, não há problema: há inúmeros Blogs e fontes de informação espalhados na internet! Tenho certeza que irá encontrar sempre algum que satisfaça as suas expectativas de maior "educação". 
Felizmente, eu não estou num concurso de popularidade! (^_^)
Ajudei e ajudo todos que me procuraram de forma desinteressada através de informação fundamentada, através de pesquisa, sem tretas, sem "inventar" definições e conceitos, sem esperar "veneração", "bajulação", "palavrinhas bonitinhas" ou todos os subterfúgios um tanto obscuros - muito usados para "massagear o ego" ou manter o status quo de determinados indivíduos... porque estes indivíduos "precisam" disso, eu não!
Mas estou plenamente ciente de que não se pode agradar a todos ao mesmo tempo! Por isso...
(^_^) Azar! É a vida!
--------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.