Vamos recapitular o que já vimos até agora:
1. Temos uma ideia sobre o que seja o Aikidō.
2. Conhecemos as partes do Dōjō.
3. Sabemos que há uma indumentária específica para a prática do Aikidō.
Então, vamos ao que interessa: entrar e sair do Dōjō!
Por ser uma arte de origem Japonesa, o Aikidō traz consigo uma grande carga cultural: palavras, formalidades etc.. Para podermos preservar o que tem vindo a ser transmitido de forma "tradicional", é necessário que assimilemos alguns procedimentos básicos, que são comuns em todas as escolas de Aikidō e, em grande medida, nas escolas de artes marciais japonesas em geral
.
Ok! (^_^) Chegamos ao Dōjō, colocamos o nosso Dōgi e estamos prontos para a primeira aula de Aikidō!
Passemos então ao interior do Dōjō!
Como fica evidente à entrada, o Dōjō está coberto por Tatami - esteiras (antigamente feitas de palha de arroz, agora feitas de material sintético) - e entrar calçado está FORA DE QUESTÃO!
Assim - como já foi falado anteriormente na parte explicativa sobre o Dōjō, os calçados são colocados na parte de fora do Dōjō, apontando para o exterior do mesmo, colocamos o nosso pé direito sobre o Tatami (seguido pelo esquerdo... como é feito para vestirmos o Hakama).
A primeiríssima coisa a ser feita é cumprimentar o Shōmen 正面.
- "Shōmen?!?!" Sim (este termo foi visto anteriormente na figura do Dōjō).
Traduzindo literalmente, Shōmen significa "a frente", "a parte frontal"... É o local onde as fotos dos mestres antigos e, algumas vezes, um Kamidana 神棚 (uma miniatura de um templo Shintō) estão colocados.
Antigamente, a saudação era feita ajoelhado ZAREI 座礼 (uma forma mais tradicional - vamos voltar a falar nesta saudação muito em breve...). Nos dias de hoje, a prática do ZAREI à entrada do Dōjō está um tanto deixada de lado e foi, em grande parte, substituída pela saudação de pé RITSUREI 立礼.
Assim, vamos ver alguns pontos importantes sobre o RITSUREI (de acordo com a figura acima):
1- A inclinação do corpo é de aproximadamente 30 graus.
2- Não é só a cabeça que desce, mas todo o corpo, os olhos olham diretamente em frente com a boca fechada.
3- As mãos descem do lado do corpo até à frente das pernas, acima dos joelhos.
4- A distância entre as mãos e os joelhos é de aproximadamente um punho fechado.
5- A abertura entre os pés é de aproximadamente 60 graus.
6 - Os calcanhares permanecem juntos.
Ao sair do Dōjō, a última coisa a ser feita é a saudação ao Shōmen e vamos embora!
Ah! É verdade... as traduções para ZAREI e RITSUREI:
座 ZA - Sentado(a).
立 RITSU - De pé.
礼 REI - Saudação.
(^_^) Simples, não?
----------------------------------------------------------------------
Nota:
Não se deve entrar no Dōjō com jóias, colares, pulseiras, brincos etc. pois podem magoar o companheiro de treino ou a nós mesmos!
*** Nota importante a nível de Aikidō!! ***
No Shōmen nunca devem estar fotos de mestres VIVOS. O Shōmen é reservado aos Kami 神, aos "antepassados", pessoas que já morreram, portanto não é uma boa ideia colocar fotos de mestres vivos no Shōmen.
1. Temos uma ideia sobre o que seja o Aikidō.
2. Conhecemos as partes do Dōjō.
3. Sabemos que há uma indumentária específica para a prática do Aikidō.
Então, vamos ao que interessa: entrar e sair do Dōjō!
Por ser uma arte de origem Japonesa, o Aikidō traz consigo uma grande carga cultural: palavras, formalidades etc.. Para podermos preservar o que tem vindo a ser transmitido de forma "tradicional", é necessário que assimilemos alguns procedimentos básicos, que são comuns em todas as escolas de Aikidō e, em grande medida, nas escolas de artes marciais japonesas em geral
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Ok! (^_^) Chegamos ao Dōjō, colocamos o nosso Dōgi e estamos prontos para a primeira aula de Aikidō!
Passemos então ao interior do Dōjō!
Como fica evidente à entrada, o Dōjō está coberto por Tatami - esteiras (antigamente feitas de palha de arroz, agora feitas de material sintético) - e entrar calçado está FORA DE QUESTÃO!
Assim - como já foi falado anteriormente na parte explicativa sobre o Dōjō, os calçados são colocados na parte de fora do Dōjō, apontando para o exterior do mesmo, colocamos o nosso pé direito sobre o Tatami (seguido pelo esquerdo... como é feito para vestirmos o Hakama).
A primeiríssima coisa a ser feita é cumprimentar o Shōmen 正面.
- "Shōmen?!?!" Sim (este termo foi visto anteriormente na figura do Dōjō).
Traduzindo literalmente, Shōmen significa "a frente", "a parte frontal"... É o local onde as fotos dos mestres antigos e, algumas vezes, um Kamidana 神棚 (uma miniatura de um templo Shintō) estão colocados.
Antigamente, a saudação era feita ajoelhado ZAREI 座礼 (uma forma mais tradicional - vamos voltar a falar nesta saudação muito em breve...). Nos dias de hoje, a prática do ZAREI à entrada do Dōjō está um tanto deixada de lado e foi, em grande parte, substituída pela saudação de pé RITSUREI 立礼.
1- A inclinação do corpo é de aproximadamente 30 graus.
2- Não é só a cabeça que desce, mas todo o corpo, os olhos olham diretamente em frente com a boca fechada.
3- As mãos descem do lado do corpo até à frente das pernas, acima dos joelhos.
4- A distância entre as mãos e os joelhos é de aproximadamente um punho fechado.
5- A abertura entre os pés é de aproximadamente 60 graus.
6 - Os calcanhares permanecem juntos.
Ao sair do Dōjō, a última coisa a ser feita é a saudação ao Shōmen e vamos embora!
Ah! É verdade... as traduções para ZAREI e RITSUREI:
座 ZA - Sentado(a).
立 RITSU - De pé.
礼 REI - Saudação.
(^_^) Simples, não?
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Nota:
Não se deve entrar no Dōjō com jóias, colares, pulseiras, brincos etc. pois podem magoar o companheiro de treino ou a nós mesmos!
*** Nota importante a nível de Aikidō!! ***
No Shōmen nunca devem estar fotos de mestres VIVOS. O Shōmen é reservado aos Kami 神, aos "antepassados", pessoas que já morreram, portanto não é uma boa ideia colocar fotos de mestres vivos no Shōmen.
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