terça-feira, 22 de maio de 2012

04. O Dōjō.


Como uma introdução ao mundo do Aikidō, vamos "começar pelo início", isto é, a nossa "inocente" chegada ao Dōjō e o simbolismo que lá deverá estar representado.

A nossa primeira pergunta: "O que significa Dōjō?"

Traduzindo literalmente o termo Dōjō, tem-se o seguinte significado: 道場 DŌJŌ É o "local" onde se pratica o "Caminho". Onde:
道  DŌ "Caminho", "Via" (Esse assunto, possivelmente, venha a ser debatido posteriormente).
場  JŌ "Lugar", "Local".

Um Dōjō divide-se em quatro partes distintas:
1. 上座 KAMIZA "Assento Superior".
2. 下座 SHIMOZA "Assento Inferior".
3. 上席 JŌSEKI "Lugar Superior".
4. 下席 SHIMOZEKI "Lugar Inferior".

Notas:
1. KAMIZA [上座] É onde senta o Instrutor e os seus convidados.
2. SHIMOZA [下座] é o local onde os alunos sentam. O aluno mais graduado senta-se mais à esquerda do Instrutor. O aluno menos graduado senta-se mais direita do Instrutor.
3. Quando existir(em) "Instrutor(es) auxiliar(es)", estes sentam-se no JŌSEKI [上席]. Se alguém for chamado para demonstrar alguma técnica com o instrutor ou quando nada estiver a ser feito, o aluno chamado senta-se no JŌSEKI [上席].
4. Quando não houver espaço no SHIMOZA [下座], os alunos menos graduados sentam-se no SHIMOZEKI [下席].
5. Uma analogia frequentemente encontrada em publicações ocidentais é o termo KAMIZA escrito com os seguintes ideogramas: 神座 literalmene "Assento dos Deuses". Misticismos à parte, a palavra KAMIZA é mesmo escrita 上座 e é traduzida simplesmente por "Assento Superior".

6. Outras dúvidas cheias de interpretações são:

6.1. "Quando há convidados num Dōjō, onde fica o instrutor do Dōjō?" 
Em regra geral, o instrutor do Dōjō é "o dono da casa", o anfitrião e, portanto, SEMPRE vai estar no Kamiza. Convidados com graduação igual ou inferior a do anfitrião ou observadores sem graduação estarão à esquerda do anfitrião no Kamiza.

6.2. "Mas se um convidado tiver maior graduação?"
Então o convidado com graduação superior sentar-se-á à direita do instrutor também no Kamiza.

6.3. "Mas se não houver espaço para todos os convidados no Kamiza?" 
Até ao dia de hoje eu nunca vi tal coisa acontecer, pois o número de personalidades especialmente convidadas é sempre bastante restrito, mas, se viesse a acontecer, acredito que o Dōjō deveria ter espaço o suficiente para acomodar todos de forma organizada... ou então não teria sido uma ideia muito boa ter tantos convidados.

6.4. "Quando é que o instrutor do Dōjō não fica no Kamiza?" 
Duas hipóteses são possíveis: ou o instrutor não está no seu próprio Dōjō ou aconteceu o impensável, o número de convidados com graduação superior a do instrutor em questão preencheram todo o Kamiza... mas isso já seria uma grande desorganização por parte do anfitrião!

6.5. "No caso de um estágio, onde não sou necessariamente um «convidado especial», onde devo sentar?"
A disposição dos convidados e participantes em um Dōjō, no caso de estágios e cursos, é da responsabilidade do anfitrião, contudo, por "Default", sendo um instrutor deveria ficar no Jōseki.

6.6. "E se um instrutor não for um convidado especial e tiver uma graduação superior a do anfitrião?"
Este instrutor mais graduado deverá estar mais à direita no Jōseki. O Kamiza é reservado apenas ao anfitrião e seus convidados (especiais).

7. Os sapatos, os chinelos etc. são SEMPRE colocados apontando para o lado de FORA do Dōjō - para estarem prontos e em posição para uma "saída rápida". É má educação os calçados apontarem para o interior do Dōjō!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.